quarta-feira, 7 de maio de 2008

QUANDO DIZER SIM MAGOA - Helena Rios


QUANDO DIZER SIM MAGOA

As pessoas vivem querendo aprender como dizer não sem magoar. Eu mesma vivo me perguntando como isso e possível, afinal, dizer não é sempre fechar uma porta para um convite, é a certeza da impossibilidade, é decepção da expectativa pela realidade que não virá, não vai acontecer porque aquele 'não' atrapalhou tudo.

É muito chato receber um não, ser desapontado, impedido e magoado. Mas, descobri que as minhas dores mais profundas foram causadas pelos 'sim' que fugiram
à expectativa do esperado. Aquele sim que veio, mas demonstrou maus tratos, desrespeito e trouxe APENAS desilusão.

Pense bem, em como um sim com má vontade ou com outras intenções pode trazer conseqüências mais sérias que um não sincero. Quando os seus interesses ao dizer sim forem diferentes daqueles que a pessoa que ouviu espera, ao menos seja sincero, verdadeiro. Diga sim, mas esclareça que determinadas expectativas poderão não ser atendidas. Ou melhor, traga junto ao seu sim, um porém e confirme que estão todos de acordo com esse desejo ou, ao menos, assim entendidos.

A honestidade e o caráter são valores maiores que os próprios bens, ouse ser sincero para perceber isso. A pessoa pode sim, ficar magoada a princípio, mas será passageiro, a logo prazo sobreviverá a razão e certeza que você agiu com integridade e boa fé. A mentira, a farsa e o egoísmo levam o ser humano a atitudes imprensadas e mesquinhas, os tornam escravos de seu atos e cumpridores de suas sentenças de vidas.

À volta com amigos, a gente percebe quem é querido e quem não é. Isso não é apenas uma questão de carisma, é também uma questão de caráter, de fé.
E fé não precisa estar apenas ligada ao sentido religioso que a palavra impinge. Fé no ser humano, na vida, na continuidade da espécie, na preservação do homem e do meio ambiente para uma experiência melhor no futuro. Conheço muita gente que vai a igreja e não tem fé. E conheço vários ateus que possuem caráter e seguem as palavras do evangelho, não por uma questão de catecismo ou beatice. Mas por uma questão de honra, de caráter, de solidariedade e principalmente de dignidade. A vida é uma experiência, aceitar viver e tornar-se cada dia melhor é uma escolha. Cabe a você aceitá-la ou não. Aprenda ser melhor cada dia, não pelos outros, mas por você mesmo e veja o milagre que isso pode causar à sua volta e aos demais (e olha que isso até pode parecer, à primeira vista, bem egoísta).


Helena Rios

Nenhum comentário: